Ingredientes Populares


Chamo minha cozinha de laboratório... e como tal vivo fazendo experimentos. Vez ou outra eu acerto...  outras é catastrofe total!!!!
Ultimamente ando numa faze bem brasileira e resolvi lançar uma linha de doces brasileiríssimos repaginados...
Ou seja, peguei o livro de receitas de compotas da minha avó e resolvi repaginá-lo, dando um sutil toque gourmet nas tradicionais receitas...
Meu primeiro experimento foi adivinhem???? com a tão conhecida abóbora...
Receita em punho, lá fui eu ao sacolão comprar a bendita para iniciar minha alquimia culinária... confesso q nunca havia feito um doce de abóbora na vida... muito menos experimentado o sabor.
Minha referencia mais próxima , era a lembrança da minha mãe , quando eu era pequena, cozinhando o doce que eu insistia em dizer que não gostava.
Bom, mas vamos voltar a compra da abóbora e o porque deste post.
Chegando ao sacolão, qual foi minha surpreza ao deparar com aquela bancada de "ABÓBORAS"... tinha JAPONESA, MORANGA, PAULISTA, PESCOÇO (SECA)...
Conhecia intimamente apenas a moranga por usá-la em pratos salgados... mas nunca ninguém me disse que sua utilização era apenas essa.. ou melhor a mais indicada.
Acredito que minha cara de "e agora o que eu faço ????" foi tão grande, que logo apareceu um atendente perguntando se eu precisava de ajuda... Ufa!!! salva pelo gongo...
Falei ao rapaz o que precisava , ele me indicou a abóbora correta (pescoço), agradeci, paguei e voltei pra casa com meu ingrediente principal...
Mas essa história de abobóras ficou martelando na minha cabeça.. e a curiosidade aguçou ... então resolvi pesquisar em meus livros e na santa internet sobre a abóbora e suas aplicações...´Foi daí que surgiu a idéia do post, acho que como eu tem muita gente com dúvida sobre para que serve cada tipo...
Descobri que há uma grande variedade de abóboras e abobrinhas (suas irmãs), mas as mais comuns são as que listo abaixo, junto com a utilidade de cada:


  • moranga: é boa para doces ou como recipiente de pratos salgados, como o camarão na moranga. Melhor época para compra : de fevereiro a maio.

  • minimoranga:  ela faz parte das espécies híbridas pequenas, com vários formatos e cores, são usadas para ornamentar arranjos e mesas. Também serve de recipiente para porções individuais das mais diversas receitas. Melhor época : de fevereira a maio.

  • abóbora japonesa ou cabotiá: é a versão hibrida da abóbora seca e da moranga, Ideal para cremes, pures, recheios e nhoque. Melhor época: de janeiro a novembro.

  • abóbora seca ou abóbora pescoço: é a mais indicada para doces, podendo ser usada também com sucesso em bolos e massa de pão. Melhor época: de janeiro a outubro.

  • abóbora paulista: é a abóbora seca colhida precocemente. Muto utilizada em refogados. Melhor época: de julho a setembro.

  • abobrinha menina brasileira: fica ótima em refogados, melhor época: de outubro a julho.

  • abobrinha italiana: pode ser recheada, grelhada, refogada, consumida em sopas, crua ou cozida no vapor. Melhor época: de junho a janeiro. 

Bom , preciso dizer que meu doce saiu... e ficou muito bom!!! o tanto que o povo aqui de casa comeu tudo e nem deu tempo de eu fotografar para ilustrar o post.
Mas essa semana ainda , sai outro tacho de doce e prometo q fotografo e posto aqui, junto com a receita, claro...

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
ATELIÊ AMALIA MARCHETTO © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui